OBJETIVOS
A Universidade Infantil visa com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental capacitar à criança para que suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras sejam desenvolvidas. Inserida no ambiente coletivo, a criança terá possibilidade de expressar sua forma de ser e pensar e adquirir maturidade em suas relações com outras crianças.
As vivencias sociais trazidas à sala de aula, serão um ponto de partida para que o educando se torne um sujeito de sua própria história.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
As normas da escola devem ser cumpridas para o bom funcionamento da mesma.
As crianças deverão chegar pelo menos, 5 minutos antes do início da aula, pois quando as atividades são iniciadas, fica difícil a professora acolhe-las com atenção devida. Não será permitida a entrada após 07h30. É necessário que a coordenação saiba com quem a criança volta pra casa. Em caso de alteração, faz-se necessário uma comunicação via agenda. Serão cobradas taxas adicionais de entrada antecipada de horário ou saída tardia, para que possamos disponibilizar profissionais auxiliando as crianças (verificar valores na secretaria). Informamos que a liberação antecipada da criança só poderá acontecer mediante comunicação via agenda ou contato telefônico com a secretaria/coordenação.
•Uniforme
É exigido o uso do uniforme completo (oficial e de Educação Física). Camisa e bermudas padronizadas da escola (à venda na secretaria), tênis preto e meias brancas. O aluno não poderá participar das aulas com o uniforme incompleto.
•Aniversários – Lanche coletivo
A comemoração do aniversário do aluno poderá ser realizada na escola, uma vez que é um momento muito rico para desenvolver atitudes educadas e de socialização. Para que a festa não perca o caráter pedagógico a ser explorado, a comemoração deverá ser simples, com a duração programada para o horário do lanche e do recreio da turma da criança.
AVALIAÇÃO
A avaliação é feita de maneira contínua e cumulativa, mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno nos aspectos relativos à interação com adultos e crianças, corpo e movimento, expressão e matemática, sem o objetivo de promoção e respeitando sua individualidade.
Por meio de registros semestrais (Boletins de Acompanhamento do Aluno), especificamos os conceitos e atividades relevantes executadas em sala de aula, realizando a descrição dos conhecimentos e processos de aprendizagem adquiridos pelo aluno, possibilitando assim, melhor acompanhamento para a família.
Os encontros de pais para a entrega de relatórios serão comunicados via agenda. A presença do responsável é indispensável para que o aluno continue evoluindo, bem como auxiliado, caso haja dificuldade em seu processo de aprendizagem.
MOSTRA DE TRABALHOS
Semestralmente elaboramos momentos demonstrativos das atividades de arte e expressão desenvolvidas pelas crianças, a fim de valorizar as produções realizadas tendo como foco principal o potencial de cada uma.
A construção individual e coletiva é estimulada por temas direcionados e propostas de ensino que visam à apropriação de conceitos e a compreensão do que está sendo estudado incentivando o aluno a experimentar variadas formas de produzir.
Solicitaremos materiais de sucata para as crianças confeccionarem objetos propostos nas aulas. Não deixem de enviar!
UNIDADES DE ESTUDO
De acordo com a visão pedagógica adotada para a Educação Infantil, nossa escola se propõe a realizar um trabalho priorizando o desenvolvimento social, psíquico, moral e motor de nossas crianças. As Unidades de Estudo são temas abordados e trabalhados nas disciplinas de Natureza e Sociedade, que através de atividades dirigidas e culminâncias, ministra os conteúdos de maneira mais lúdica e discursiva em sala de aula. Buscando significar a aprendizagem social de cada educando, enfatizamos a intervenção da família na realização das atividades, para que cada criança possa compreender a construção dos valores como: sua identidade, origem familiar, moradia, entre outros.
DIA DO BRINQUEDO
Brinquedos na escola? Sim! Mas somente na sexta-feira!
O brinquedo que é trazido de casa torna-se um pedacinho íntimo de cada criança e faz a escola se tornar mais prazerosa nesse dia. Muitos pais sofrem quando por vezes as crianças insistem em colocar o brinquedo dentro da mochila, ou então, dizer que não vai à escola sem o mesmo.
De certa forma, enquanto o brinquedo ajuda a desenvolver a habilidade e proporciona diversão, também focaliza a atenção apenas para ele.
Mas para que não fosse desprezada a importância do brinquedo, criamos esse dia divertido, onde em um momento direcionado pelo professor a criança poderá vivenciar o ambiente escolar com seu brinquedo preferido!
A escola não se responsabilizará por qualquer perda ou dano causado aos objetos.
HORÁRIO - EDUCAÇÃO INFANTIL
Manhã: Infantil 1 e 2 - 7h20 às 11h / Infantil 3, 4 e 5: 7h20 às 11h20 Tarde: Infantil 1 ao 5 - 13h20 às 17h20
Convidamos nossos queridos alunos e suas famílias para compartilharmos saberes e valores, a fim de nos tornarmos cada vez mais parceiros na grande comissão do educar
Curitiba - Paraná